fevereiro 23, 2014

Você sofre de FOMO?


A foto foi postada a alguns segundos...minutos...horas. Poucas curtidas. O Facebook e o Instagram estão abertos e alguém está apertando o F5 de seu teclado de cinco a cinco minutos no link da foto. Se você já fez isso, com certeza sabe do que eu estou falando. E se você está lendo esse texto agora, deve estar se perguntado o que é FOMO? Pode estar achando que eu escrevi errado ou algo assim.

Tudo está escrito certo, e eu realmente quis dizer FOMO. Significa'' Fear of Missing Out'', ou traduzindo ao pé da letra ''Medo de ficar por fora''.

Você seria um completo mentiroso ao dizer que nunca passou por isso. Todo mundo que tem acesso à internet e usa redes sociais sofre, já sofreu ou irá sofrer disso. Isso sempre existiu, só que agora as pessoas tem manias de colocar nomes nas coisas. E dessa vez escolheram esse nome. Antigamente, o FOMO também existia, só que imagina a facilidade que temos hoje de descobrir toda a vida de uma pessoa, comparado a antigamente. Hoje, você simplesmente abre o Facebook e passa horas fuxicando toda a vida alheia (e não adianta dizer que nunca fez isso). Antigamente, era fofoca, espiar o vizinho pela janela, não tinha toda essa tecnologia e facilidade de hoje em dia.

Mas eu, como sempre, estou indo longe demais. Eu comecei falando sobre a foto com poucas curtidas. E olha, é incrível o poder que as redes sociais exercem sobre nós. Você vai lá, toda bonitinha, colocou o cabelo de lado só pra tirar foto, forçou um sorrisinho básico, ou uma linguinha de fora. A foto ficou tão bonita e nenhuma curtida. Mas isso é muita sacanagem! Custa curtir?

A verdade é que é só postar uma foto que a gente já fica apreensiva, esperando saber se as pessoas gostaram, se vão curtir. Se não curtirem rápido, você vai lá e exclui. Foi pressão demais pro seu coração. A foto pode ter saído linda, mas as redes sociais trazem tanta insegurança que você sente que cada curtida, é um elogio, dizendo que você é linda e não precisa se preocupar.

Ou então, na sexta vai ter aquela festa super hiper legal, todo mundo foi convidado menos você. Não é só como um, mas sim levar vários tapas na cara quando vir todos os seus amigos (as) postando fotos, dizendo como a festa foi legal, todo mundo comentando e você? Ah é, você não foi. Que humilhação.

As redes sociais se tornaram nossa vida. Você conhece um garoto bonito por lá, conversa com as amigas por lá, fofoca por lá, compartilha o que você gostou por lá. Tudo é lá, nada aqui, no mundo real. Não saber sobre alguma notícia hoje, é ser ultrapassado. E ser ultrapassado não é ser legal.

Todos nós sofremos desses sintomas da FOMO, cada um em níveis diferente, mas sofremos. As pessoas estão sempre pensando que tudo de todo mundo é melhor, menos o seu. Que a vida de todos os outros é melhor que a sua, e eles ainda esfregam isso na sua cara pelo Facebook ou Instagram.

Na verdade, as pessoas não compartilham problemas de família nas redes sociais. Não compartilham perdas, derrotas nem nada que seja ruim. Eles só querem mostrar o lado bom de suas vidas.

O tal medo de se estar por fora vem se agravando à medida que os anos passam. Isso é uma doença? Sim, ela tem sintomas como todas as outras, mas a cura, essa é bem difícil.

Minha dica como uma pessoa que tenta se livrar do FOMO é, quando postar uma foto, saia das redes sociais e vá fazer outra coisa, se não você fica lá, se matando por dentro porque ninguém curtiu ainda. Ligue menos pra curtidas.

Curtidas não dizem o que você é.

3 comentários / COMENTE TAMBÉM

  1. Eu sempre posto uma foto antes de sair de casa, assim só vejo as curtidas horas depois. Uma porque não tenho o app do facebook no celular e outra pq fico com vergonha das pessoas acharem que eu estou querendo me aparecer. haha bjs

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga obcecada: ela pede pras amigas curtirem as fotos dela para terem likes
    Acho isso ridículo e ja falei a ela, o que gerou uma leve discussão. Eu simplesmente amei esse post, amei o tema
    Não conhecia esse termo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço garotas que me pedem likes, acho isso horrível também.

      Excluir