julho 14, 2015

Resenha: Livro Eleanor & Park


    
    
Livro por Rainbow Rowell - 328 páginas - Editora Novo Século

Primeiro amor. É o tema principal do livro. Tal abordagem, nos traz em mente clichês românticos e sem graças, da garota tímida que se apaixona pelo menino mais bonito da escola. Mas se prepare, porque Eleanor & Park quebra todos os estereótipos do casal lindo e perfeito e utiliza uma narrativa inteligente para lidar com problemas reais.

Eleanor, uma menina ruiva e com sardas, enfrenta uma realidade difícil. Em casa divide o quarto com outros quartos irmãos e é obrigada a suportar uma mãe submissa ao seu padrasto, um homem grosso, violento e viciado em bebidas, que frequentemente violenta sua mãe.

Park, um menino mestiço e baixo para idade. Vivendo numa família perfeita, tem alguns problemas com o pai, um antigo soldado que acaba por ser muito rígido quanto as atitudes e o jeito de Park.


Tudo começa quando, em 1986, se conhecem no ônibus escolar. Por se tratar de uma época de walkmans e telefones fixos, seu relacionamento não é acelerado por meios externos. Os dois se conhecem melhor a medida que conversam e descobrem suas afinidades, até que se apaixonam.




O fato de Eleanor sempre se vestir com roupas estranhas aos olhos dos outros e estar acima do seu peso ideal, sofre frequentemente de bullying por parte das meninas do seu colégio. Tal fator, é um problema sério colocado de forma inteligente em um livro adolescente. Nos oferecendo uma demonstração de que não precisamos estar dentro dos padrões de beleza imposto pela mídia e a sociedade para amar ou ser amada.

É característica da fase da adolescência, viver intensamente e por inteiro. Um primeiro amor, significa uma paixão intensa, com juras de amor inconscientes. O livro mostra as primeiras emoções e sentimentos de um amor de forma simples e delicada.


Uma das coisas que mais gostei na leitura, foi a citação de músicas muito legais. Coloquei uma playlist no início do post, com as músicas que aparecem no livro.

Também adorei a narrativa na visão dos dois, o que deixa o livro mais detalhado. Com um desfecho que nos faz querer mais, Eleanor & Park é um romance que consegue ser inovador e inspirador.

Já leram o livro? Deixem suas opiniões nos comentários.

Instagram: @magyeah

Um comentário / COMENTE TAMBÉM

  1. Ahhh, só pela resenha já notei que preciso ler esse livro...
    Super interessante a história e achei legal eles citarem a presença do bullying de uma forma inteligente! :)
    http://enxurradaepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir