A correria dos dias, os compromissos , as preocupações e toda rotina nos faz ter uma mente cheia. Pensamos muito, o tempo todo. Estamos, constantemente, nos ocupando com milhares de coisas que parecem não ter fim. E nesse ciclo acabamos por esquecer algo muito importante: nós mesmos.

Olhamos para vários lugares, mas raramente, olhamos para nós mesmos. Fazemos diversos planos pros trabalhos futuros, mas raramente, fazemos planos para nos sentirmos melhor. Fazer muito, mas desse muito, pouco é revertido para cuidar de você mesmo.

Separei aqui, 4 dicas que me ajudam e podem te ajudar nessa caminhada que é aprender a cuidar mais de você mesmo.


1. Entenda seu tempo.
Cada um de nós é único. Temos características que nos fazem incomparáveis. Apesar disso, constantemente, somos forçados a agir de uma determinada forma que não se encaixa em quem somos. A sociedade tende sempre a nós estipular regras para agirmos de forma igual. Acordar cedo, trabalhar, estudar e fazer tudo aquilo que consideram correto. Dessa forma, acabamos tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, muitas vezes, tudo isso não se encaixa no seu tempo de ser, o que nos deixa angustiado. Para amenizar isso, podemos começar com coisas simples, por exemplo, organizar melhor a semana, para não se sentir sufocado todos os dias.
Eu sempre organizo minha semana para fazer o mínimo possível na segunda-feira e vou aumentando a quantidade de tarefas nos outros dias. Com o tempo, aprendi que começar devagar me ajuda a me deixar menos ansiosa e mais produtiva durante os dias. Procure entender o que funciona pra você.


2. Não coloque tanta pressão em você
Apesar de organizar a semana, está tudo bem se não conseguir cumprir algumas coisas. Nem sempre estamos em uma semana tão produtiva. A ideia é que, com o tempo, você entenda mais o seu ritmo e consiga fazer as coisas de uma forma leve. Por enquanto, é legal entender quando é preciso pegar mais leve com você mesmo. A pressão, na maioria das vezes, só nos deixa ainda mais angustiados e ansiosos.


3. Começar a meditar
A meditação se tornou uma grande amiga minha. É uma pratica que ajuda você a encontrar o equilíbrio mental, te deixando mais tranquila e focada para sua rotina. Além disso, é ótimo remédio para momentos de ansiedade. O que me ajudou a começar foi tentar as meditações guiadas, nelas uma pessoa te dá o passo a passo da meditação, te ajudando a controlar a respiração e esvaziar a mente. O ideal é tornar a meditação um hábito, para que assim ela possa, realmente, fazer diferença no seu dia a dia.  Pra começar é só dar um google procurando "meditação guiada", escolher um vídeo e meditar!


4. Busque se conhecer mais
Quanto mais nos conhecemos, mais conseguimos lidar melhor com os problemas da vida. Quando nos tornamos amigos de nós mesmos, as coisas passam a fluir de uma forma melhor. Assim, é legal saber o que funciona melhor para você em cada ocasião. Exemplo, quando tenho dias ruins o melhor que faço para mim mesma é chegar em casa, tomar um banho demorado, cuidar do corpo e comer algo gostoso assistindo série. De repente, pra você, pode ser sair, ir em uma festa, encontrar com alguém, só você pode dizer o que te faz bem.


E você, o que normalmente faz pra cuidar mais de você mesmo? Diga aqui nos comentários.

Pra continuar me acompanhando: @magyeah


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