Muitas vezes, temos um dia inteiro de tarefas pela frente, mas não conseguimos fazer nada além daquilo que não estava planejado. Ocupamos nossas mentes com coisas aleatórias que não acrescentam em nosso cronograma. 

Na verdade, esses afazeres aleatórios apenas atrapalham e criam em nós uma angústia ao final do dia por vermos todos os trabalhos acumulados que não fizemos. Quando vamos ver, temos que enfrentar uma bola de neve de tarefas e não fazemos ideia por onde começar.

Com um pouco de organização e disciplina, conseguiremos lidar bem com as tarefas e parar de procrastinar. 


1. Crie uma lista de tarefas
Costumo, aos domingos, organizar toda a minha semana. Estipulo quais são as tarefas principais para cada dia (aquelas que não podem deixar de serem feitas!) e as secundárias (aquelas que vou fazer se houver tempo sobrando). Essa noção de prioridade, faz nossa mente focar naquilo que realmente é importante em cada dia e, assim, conseguir lidar com uma coisa de cada vez




2. Estipule o tempo
Estipular um horário para fazer as tarefas é uma ótima forma de forçarmos nossa mente a focar, afinal, temos apenas tantos minutos ou horas para determinada atividade. Quando trabalho em casa, normalmente separo meu dia de acordo com as refeições do dia. Acordo e vou logo tomar café, a partir daí, foco em uma tarefa até o almoço. No almoço, tiro 2 horas para comer e ver alguma série ou ficar de bobeira. Depois disso, foco em outra tarefa até a hora de fazer um lanchinho, e depois a mesma coisa até a janta. Isso funciona pra mim. Apesar disso, em determinados dias preciso de mais pausas. É preciso lembrar que é natural termos dias em que estamos mais distraídos ou desfocados, nesses momentos, é preciso entender seus limites, não adianta se forçar ser o mais produtivo do mundo!


3. Entenda para que servem as pausas
Após estipular seu dia através das horas, é preciso entender que o momento de descanso é de D-E-S-C-A-N-S-O. Não adianta para de mexer no computador e ir resolver coisas no celular, por exemplo. Essa pausa no meio das tarefas é um momento para relaxarmos a mente, para que, assim, a produtividade possa fluir melhor. Pegue um ar fresco, medite, olhe a vista, faça aquilo que vá fazer sua mente acalmar.  



4. Crie metas possíveis 
Ser organizado não significa apenas escrever os compromissos em um planner. É saber, de fato, planejar seus dias com base naquilo que você vai conseguir cumprir. Pense comigo, do que adianta você encher um único dia com milhares de tarefas, para que, no final do dia, várias estejam em aberto e baguncem todo o resto do cronograma da semana. Ao organizar a semana, pense no que é possível de dar conta, através do que é prioridade e o que não precisa ser feito com tanta urgência. 



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